segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Post-homenagem de Dia do Mestre (mega atrasado! rs)

Tá, eu sei que hoje já é dia 19 de outubro, mas não podia deixar de falar do Dia do Professor.
Este post é uma pequena homenagem aos colegas de profissão, essa profissão tão linda, tão difícil e, principalmente, tão amada!
Há pouco tempo atrás, me dei conta de que eu não escolhi o magistério. O magistério me escolheu! Acho que foi o "destino" (me deixa, amo clichês! rs).
Fazer o Curso de Formação de Professores (Curso Normal) estava longe do que eu queria e eu jamais imaginei que ia me apaixonar tanto por isso...
Nunca vou esquecer o dia da minha matrícula. Era um fim de tarde. Cheguei ao colégio vazio, com minha mãe do lado, e fui recebida pela diretora (não tinha quase ninguém lá, além dos funcionários). Se me contassem que aquele momento ia mudar a minha vida, eu jamais acreditaria. Nos apresentamos e levamos a papelada toda para fazer minha inscrição e eu, tentando me imaginar naquela escola nova, ouvi as palavras fatais:
-"Só temos vaga para o Curso de Formação de Professores."
Eu disse que não, de jeito nenhum, que poderia estudar à noite, que estudaria em qualquer lugar, poderia ser longe ou perigoso, mas professora? Eu? Ah não... Não MESMO! Protestei muito, fiz birra como toda adolescente chata, mas foi em vão.
Para minha sorte, meus apelos não comoveram nem mamãe nem a diretora que, ignorando meus muxoxos e viradas de olhos, tentava me animar e me convencer de que eu deveria ao menos experimentar.
Ainda inconformada, comecei a frequentar as aulas, decidida a me transferir para outro período assim que pudesse mas, quando vesti aquele uniformezinho fofo de normalista, meu lado "fashion" começou a gostar... rs
Fui ficando, ficando, me apaixonando e, nove anos depois desse primeiro dia de aula e seis depois de me formar, com muito orgulho, professora Julianna, aqui estou, escrevendo sobre o amor que tenho e que se renova a cada dia que passa, pelo saber, pelo aprender, pela educação.

Parabéns a você, professor, que todos os dias dá sua contribuição para fazer desse mundo um lugar melhor!
Parabéns especialmente aos meus mestres de ontem e hoje, à "tia" Ruth (da 4ª série), que me ensinou o que é cativar, à "tia" Eliza (do Jardim III, de quem nunca esqueci) e a todos os outros um pouquinho responsáveis pelo que eu sou hoje.
Muito obrigada!

Deixo vocês com um vídeo da Professora Clonice Berardinelli, carinhosamente D. Cléo, com quem tive a grande honra de conviver durante minhas "visitas" à UFRJ e que entrou para sempre para o meu hall particular de mestres inesquecíveis:


Dona Cléo

(para ver o vídeo, clique na foto)

1 comentários:

VavaGeo disse...

Ah, miga! Broguezinho show! AMAY!

Saudades, hein!

Ah, "tô te seguindo..."

rsrsrs...

 
template by suckmylolly.com flower brushes by gvalkyrie.deviantart.com